Embora a ideia de hipotecas de taxa variável possa parecer complicada, compreender o básico torna-a muito menos assustadora. Uma hipoteca de taxa variável em Portugal é caracterizada por pagamentos mensais flutuantes determinados pelas taxas base da União Europeia.
A taxa Euribor, que funciona como taxa de juro diretora na UE, tem um impacto significativo nas hipotecas de taxa variável em Portugal. Os mutuários que optam por uma hipoteca de taxa variável pagam normalmente a taxa Euribor juntamente com uma percentagem pré-determinada, designada por spread hipotecário, normalmente com uma média de cerca de 0,85 por cento para a maioria das instituições financeiras. Essas taxas são revisadas semestralmente, mantendo-as sincronizadas com as condições de mercado.
Vantagens da taxa fixa
Embora as hipotecas de taxa variável tenham seus benefícios, há algo reconfortante na previsibilidade de uma hipoteca de taxa fixa. Ele permite que os proprietários façam pagamentos consistentes a uma taxa de juros definida por um período específico, proporcionando estabilidade nos pagamentos de suas hipotecas.
A principal vantagem de optar por hipotecas de taxa fixa em Portugal é a proteção que proporcionam contra as flutuações das taxas Euribor, mantendo assim uma taxa de juro consistente ao longo da duração do empréstimo. A partir de Maio de 2023, as hipotecas de taxa fixa são oferecidas a uma taxa de juro de 3,9 por cento (TAEG) por um período máximo de cinco anos, garantindo estabilidade aos proprietários durante este período.